segunda-feira, 11 de junho de 2012

São Gonçalo E.C. vence jogo importante e segue vivo na Série C do Cariocão

Equipe gonçalense derrotou o América-TR no estádio do C.E. Mauá.

Atletas de SGEC e América-TR com trio de arbitragem
Por José Renato Velasco

Em jogo válido pela terceira fase da Série C do Campeonato Carioca, o São Gonçalo Esporte Clube, atuando sob seus domínios, derrotou o América de Três Rios por 2 x 0, dois gols de Vitor Torres. O resultado foi decisivo para as pretensões da equipe na competição, levando-se em consideração o revés sofrido na primeira rodada para o Vila Rio, por 2 x 1, e a necessidade de pontuar para permanecer com chances de classificação. 

O América-TR vinha embalado e com confiança para o confronto. Após vitória por um placar elástico (4x1) diante do Grêmio Mangaratibense na partida anterior, tinha a intenção de manter o ritmo e assegurar, no mínimo, um empate contra os gonçalenses. No entanto, o que se viu foi uma equipe tímida, com algumas boas tramas, mas pouca objetividade na conclusão em gol e organização das jogadas. 

O São Gonçalo Esporte Clube entrou em campo ovacionado por sua apaixonada torcida, que começa a criar identidade e uma relação de proximidade com o time. Fogos de artifício, bandeiras personalizadas e cânticos de incentivo. Ingredientes suficientes que serviram como combustível para um bom desempenho. Os jogadores entraram motivados e orientados a buscarem o resultado desde o início. Marcos Vinicius, atacante que retornou após período de lesão, revelou qual fora a indicação do técnico Leo Mello para a partida:
Marcos Vinicius comentou sobre  o jogo

- O professor pediu para que a gente entrasse com força, procurando se impor desde o primeiro minuto. Estou 100% recuperado e pretendo colaborar.  

A partida começou com muita movimentação, com as equipes se estudando, mas sem conclusões efetivas em gol. O São Gonçalo Esporte Clube procurava o ataque com as investidas dos laterais Gegê e Tarcísio, muito acionados na primeira etapa.  A participação destes jogadores era tão incisiva, que, aos 13 minutos, o lateral Gegê cometeu falta forte em Peixinho por excesso de vontade, recebendo o cartão amarelo. 

O primeiro lance de perigo foi aos 22 minutos, num chute forte de Roberto Brum. O jogo era truncado e, devido a forte marcação imposta pelos times, as oportunidades eram escassas. Quando o 1° tempo parecia se encaminhar para um 0 x 0, Gegê avançou pela ala direita, cruzou e, aos 46 minutos, Vitor Torres se antecipou ao zagueiro, estufando a rede do goleiro Maromba. 1 x 0 para o SGEC e fim de papo.

Vitor Torres, autor do gol, comemorou o tento marcado, mas apontou que era necessário melhorar para o tempo complementar:

- O gol ajudou, mas precisamos nos concentrar em alguns pontos. Temos que acertar o último passe, pois já temos o domínio na posse de bola.

Da Silva, volante do América-TR, enalteceu a postura de seus companheiros e também elogiou o SGEC:

Da Silva, volante do América-TR
- O jogo está difícil, mas nos portamos bem. Ainda não tinha visto o SGEC jogar, mas me pareceu uma equipe de qualidade. Temos que aparecer um pouco mais na frente, ter mais coragem.

O 2° tempo começou e o quadro pouco se modificou. O América-TR teve que sair para o jogo, mas não demonstrou tanto perigo ao gol de Silvio Luiz. A única exceção foi num chute cruzado do centroavante Julio, aos 9 minutos, que o goleiro gonçalense espalmou para a linha de fundo. Após esse lance, o camisa 9 do América foi substituído por Maza, atleta do Congo que busca um lugar no futebol brasileiro. Aos 11minutos, pelo lado do SGEC, Roberto Brum sentiu um incômodo no tornozelo direito e deu lugar a Guilherme. 

O camisa 10 do SGEC entrou bem e, logo aos 16 minutos, cobrou uma excelente falta, defendida pelo goleiro Maromba. Em seguida, aos 23 minutos, novamente Guilherme quase marcou num chute forte, bem defendido pelo goleiro do América-TR.

O técnico Leo Mello estava satisfeito com o resultado e preferiu reforçar o setor de marcação, substituindo, aos 33 minutos, Marco Brito por Thiago Gongo. Já o treinador do América-TR, aos 38 minutos, sacou o bom jogador Iresânio e promoveu a entrada de Renan.

O magro resultado já era visto com bons olhos pelos jogadores e comissão técnica do SGEC, mas houve tempo para mais um gol. Aos 40 minutos, Renan fez excelente lançamento para Vitor, que dominou dentro da área e tirou do goleiro. 2 x 0 para o SGEC. Gabriel ainda entrou no lugar de Gegê, cansado, aos 41 minutos, encontrando tempo para receber um cartão amarelo.  Fim de jogo e vitória importante para quem busca o acesso. Vitor Torres analisou a partida e destacou a importância do resultado positivo:

Vitor Torres, grande destaque da partida
- É muito importante voltar a jogar bem. Consegui marcar dois gols e acertar alguns bons passes. O primeiro tempo foi muito pegado, mas, no segundo tempo, as brechas foram maiores e conseguimos aproveitar. 

Apesar da vitória, o SGEC permanece na terceira posição do grupo J da Série C com três pontos, atrás de Vila Rio e do próprio América-TR. Possui o mesmo número de pontos e saldo de gols da equipe de Três Rios, mas marcou um gol a menos. O Grêmio Mangaratibense é o lanterna e segue sem pontuar.

A próxima partida da equipe gonçalense será na próxima quinta-feira, 14/06/2012, contra o Grêmio Mangaratibense.

Atuações do São Gonçalo Esporte Clube

Silvio Luiz – 6 – Atuação discreta, sem exigência. Uma boa defesa no segundo tempo.

Gegê – 6,5 – Apresentou-se bem no ataque. Porém, confundiu vontade com excesso de força. Poderia ter sido expulso e complicar a situação da equipe gonçalense.

Diego – 6 – Atuação segura.
Felipe – 6 – Mesmo nível do companheiro.

Tarcísio – 7 – Excelente lateral, tem visão de jogo e rapidez para acessar a linha de fundo. Boa partida.
Jean – 7,5 – Um verdadeiro cão de guarda. Depois do Vitor Torres, principal destaque da partida.

Roberto Brum – 6 – Muita dedicação na marcação.

Renan – 6,5 – Deu o passe para o segundo gol, mas não apresentou o mesmo destaque de partidas anteriores.

Vitor – 8,5 – Bem posicionado, fez os dois gols da equipe. Demonstrou disposição e qualidade no passe, conseguindo encontrar espaços na sólida defesa do América-TR.

Marcos Vinicius – 6 – Retornando de lesão, teve atuação discreta.
Marco Brito – 6,5 – Com sua maturidade, demonstrou visão de jogo e orientou seus companheiros.

Guilherme – 7 – Entrou bem, deu passe e quase marcou um belo gol em cobrança de falta.

Thiago Gongo – sem nota.

Gabriel – sem nota. 

Técnico Leo Melo - 7 - Conseguiu fazer boa leitura do jogo, orientar seus comandados e fazer boas substituições. Sua tranquilidade passa segurança para o elenco.

Confiram as informações sobre esta partida ouvindo a reprise do Programa Aliança Esportiva, apresentado na noite do último domingo.


Confira também o primeiro gol da equipe gonçalense:


Nenhum comentário:

Postar um comentário