quinta-feira, 1 de março de 2012

Tudo novo, de novo.


Tudo novo, de novo.

Rubens Barrichelo, piloto brasileiro de Fórmula Indy.
Resiliência é a capacidade de continuar a dizer sim e acreditar neste sim mesmo quando quase tudo parece dizer não. Embora muitos torçam o nariz quando eu se disser isso, mas Rubens Barrichelo é um dos maiores exemplos cotidianos do “SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA”. Após 19 temporadas na Fórmula 1, este ressurge na Fórmula Indy com excelentes tempos durante testes primários.

A capacidade que se tem de reinventar-se e se fazer novo, de novo, é o que impulsiona este brasileiro que ama o que faz. Paixões sim, ao contrário do que diria o K. Marx, fazem os seres humanos tornarem possíveis suas lutas, tornarem seus oponentes visivelmente menores, tornar a vitória mais fácil ou menos dolorida.

O desenhar da natureza redescobre em nós a capacidade de sorrir mais uma vez. De acordar para novos sonhos, de respirar novos ares. De novos limites encontrar. Esta mesma natureza nos ensina que adaptação é palavra de ordem. Senão, superação será o feito necessário. São brotos que se transformam em frutos, ora em alimento antes que fruta. O apetite define a hora, o desejo define o conjunto de lutas que desejamos lutar. O mundo se abre aos que levantam e seguem como milhões de brasileiros na vitória diária, no sorriso fortuito, na celebração plena do existir.

E quais vitórias conquistaremos?

Nem sempre aos do palco, do pódio. Mas de certo as vitórias da vida! As vitórias das incertezas que buscam se tornar verdades, das lágrimas dum misto de alegria e superação, sem deixar o cansaço de existir. A conquista, dia a dia, cotidiana e retórica da vida em posse, em compasso. De caminhares longos, de sorrisos próximos, de felicidade à espreita pelos cantos.


Estudante de Jornalismo para o Aliança Esportiva.

3 comentários:

  1. Barrichello é um exemplo de persistência. Tenho certeza que apesar de todas as criticas e humilhaçoes que foi alvo na F1, se ele pudesse repetiria tudo de novo para tentar realizar seu sonho de ser campeão

    Rafael Duran

    ResponderExcluir
  2. O importante é a luta e o orgulho de ser brasileiro,o problema do povo e da mídia é sempre a cobrança de um surgimento de um novo Ayrton Senna,Emerson Fittipaldi,Nelson Piquet.

    ResponderExcluir
  3. Excelente Reflexão.
    Ficou ótimo.
    Clayton Felix.

    ResponderExcluir