sábado, 4 de fevereiro de 2012

O mundo dá voltas

Demissão de Luxemburgo expõe falta de comando da presidente Patrícia Amorim

Luxemburgo: o mais novo desempregado entre os treinadores
Por Roberto Amaral

Chegou ao fim mais uma novela que por trás dos bastidores se desenrolava desde o final do  ano passado. Após a classificação do Flamengo para a fase de grupos da Libertadores da América, o técnico Wanderlei Luxemburgo foi demitido. Durante a semana passada, o time do Flamengo vinha sofrendo pressão por parte da torcida e também pelo momento conturbado em si, levando-se em consideração a necessidade de reverter um resultado negativo e alcançar a classificação esperada. A equipe necessitava de uma vitória para espantar a crise que havia sido ancorada em decorrência dos últimos acontecimentos.  O ano de 2012 para o Flamengo  teve um difícil e polêmico início de temporada, muito por conta de atraso de salários, investidas sem sucesso na contratação do Thiago Neves e desorganização fora de das quatro linhas.

Para a reflexão dos entendedores de futebol, o que mantém os treinadores no cargo são os resultados ou um  planejamento inteligente e sem excessos. Bom, Luxemburgo tinha todo um projeto com o clube e, logicamente, atuando com a parte profissional do futebol, conseguiu um título (Campeão Carioca de 2011), inaugurou acomodações no CT, de suma importância no mundo futebolistico, que dirá no Rio de Janeiro, conviveu com o transito caótico da cidade, sabendo administrar a manutenção da disciplina com os horários dos treinos durante a manhã e a tarde e, por fim, alcançou a classificação para a Libertadores .
Enfim, com várias conquistas dentro e fora dos gramados, Luxemburgo era tido como intocável na Gávea (vide sua manutenção no cargo mesmo com a má fase do time no Campeonato Brasileiro de 2011, na qual ficou 10 jogos sem vencer). Entretanto, o mundo deu voltas. Insatisfeito com o comportamento e a regalia extracampo de Ronaldinho Gaúcho (R10), o treinador pediu o afastamento do jogador, ouvindo uma resposta negativa da diretoria.Afinal, o marketing do clube gira em torno de  R10 e a intenção do treinador não seria possível de ser atendida. Ainda assim, diante de todo o “bombardeio”,  Luxemburgo mantinha seu trabalho.

As imagens divulgadas  durante o período de preparação da equipe para enfrentar o Real Potosí na altitude da Bolívia davam conta de que o entrave entre Luxemburgo e R10 não mais existia, tendo a dupla, inclusive, sido fotografada abraçada e sorrindo na concentração do grupo. Após "selarem a paz"  e sem indícios de que seria mandado embora, a não ser sem o resultado positivo, tão logo a classificação para a fase de grupos da Libertadores fora conquistada, no dia seguinte ao jogo decisivo contra o Potosí, a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, anunciou a demissão do treinador e convocou uma coletiva para explicar a decisão.

Patrícia afirmou que o trabalho foi desgastado durante todo esse tempo e que ainda não tinha em mente o nome de um substituto. Porém como já era esperado, Joel Santana se desligou do Bahia e foi anunciado como o novo técnico do Flamengo.
Com está breve história, fica constatado que o mundo dá voltas. Afinal, quem acusou há pouco tempo atrás um clube de faltar com a ética, vê-se sem esta e com justificativas que precisam de melhores esclarecimentos.



_____________________________________


RESULTADO DA PROMOÇÃO 


Thaís Laudino: ganhou par de ingressos.
“QUER GANHAR UM INGRESSO PARA O SHOW DO EXALTASAMBA?”             


PARCERIA COM O C.E. MAUÁ


O sorteio dos dois pares de ingressos para o show do ExaltaSamba ocorreu na noite da última sexta-feira (03/02/2012) e os contemplados foram os ouvintes Augusto Alves e Thaís Laudino.


Augusto Alves também ganhou 
A dupla retirarou o prêmio na manhã deste sábado no Clube Esportivo Mauá e demonstrou empolgação para curtir a exibição do grupo que acontecerá em 05/02/2012, a partir das 16h.




A promoção foi um verdadeiro sucesso, tendo mais de 200 visitas ao blog em menos de dois dias e diversas pessoas compartilhando o link do diário no facebook.  


A diretora de esportes do Mauá, Wilma Patrício, destacou a importância da parceria e afirmou que as partes só têm a ganhar com tais iniciativas. 


Portanto, permaneçam ligados no Programa Aliança Esportiva. Todo domingo a partir das 19h pelo site www.radioaliancafm.org  

3 comentários:

  1. Boa análise da atual situação do Flamengo. Esse início de 2012 vem sendo trágico para a administração da presidente Patrícia Amorim que vinha sendo até razoável. O fim do caso Thiago Neves com aquela entrevista coletiva já foi um papelão. Agora a demissão do Luxemburgo um dia após uma entrevista ao vivo na rádio Tupi assegurando a permanência do treinador. O profissinalismo e a ética que ela pediu ao presidente do Fluminense também anda em falta na Gávea.

    ResponderExcluir
  2. Estamos em mais um típico inicio de temporada.
    Muitas demissões de técnicos sem esclarecimentos, jogadores que juravam amores voltando para times rivais com outras desculpas, salários atrasados..
    Só espero que o Flamengo consiga estabilizar isso tudo ai o mais rápido possível, pois se não a coisa vai ficar feia e a Nação vai querer tomar satisfações direto lá na Gávea como sempre. Ai já sabe né...

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o Luxemburgo tenha sido "fritado". As evidências levam e crer que o treinador já vinha sendo contestado há algum tempo e o fato de informações internas vazarem com tamanha fidedignidade, confirmam que alguém da diretoria projetou essa saída. A Patrícia Amorim está perdida, sem rumo, atordoada. Essa classificação para a Taça Libertadores serviu como um alento, talvez adiando o estourar definitivo da bomba. Vamos aguardar o desencadear dos fatos. Mas algo é notório: é necessário PROFISSIONALISMO

    Aproveito e parabenizo o colunista Roberto Amaral pela excelente resenha.

    José Renato Velasco - Apresentador do Aliança Esportiva

    ResponderExcluir