sexta-feira, 27 de junho de 2014

Reencontro com o Freguês.

 

Brasil enfrenta o Chile pelas Oitavas de Final da Copa do Mundo. Retrospecto é amplamente favorável a Seleção Brasileira.


Neste Sábado, Brasil e Chile se enfrentam no Estádio Mineirão ás 13:00 buscando uma vaga nas Quartas de Final da Copa do Mundo. Ao mesmo tempo que é um adversário complicado, de ótimo nível técnico e com bons jogadores em seu plantel, o Chile também é o adversário ideal para o Brasil encaixar um bom jogo e sair com a Classificação, pelo menos no retrospecto. Brasileiros e Chilenos já se enfrentaram em 3 oportunidades em Copas do Mundo, em todas o Brasil saiu vencedor com certa facilidade.

No primeiro encontro, na Copa de 1962, o Brasil derrotou o Chile em sua casa por 4 x 2. O segundo encontro ocorreu 36 anos depois, na Copa de 1998, exatamente na mesma fase em que as duas equipes se encontrarão neste Sábado: Oitavas de Final. Naquela oportunidade, nova vitória brasileira, por 4 x 1, com Ronaldo e Cesar Sampaio, cada um marcando 2 gols. Por fim, as equipes se encontraram na ultima Copa, em 2010, nova vitória tranquila, desta vez por 3 x 0, com gols de Juan, Luis Fabiano e Robinho. Em amistosos e jogos pelas Eliminatórias e Copa América, o Brasil também tem vencido os Chilenos com frequência. Ou seja, o Chile é um digno Freguês do Brasil. 

Muito mais que o retrospecto favorável, a característica de jogo do rival é o que favorece ainda mais o Brasil.  O estilo de jogo quase suicida, partindo pra cima e mantendo a posse de bola no campo adversário, favorecerá o contra-ataque em velocidade do Brasil quando a bola retomada, característica em excelência nos times de Felipão.  A marcação avançada, para não deixar o adversário jogar e também para roubar a bola o mais longe possível, é uma das características do jogo ofensivo feito pelos Chilenos, o que pode favorecer os lançamentos em profundidade buscando a velocidade de Neymar. 

 
Foto: FIFA

Embora gostem de manter a posse de bola, os chilenos também sabem contra-atacar muito bem. Com dois atacantes muito rápidos na frente, Alexis Sanchez e Vargas, se o Brasil der espaços, principalmente nas costas de seus laterais, correrá grandes perigos durante o jogo.

Já a defesa Chilena é seu grande ponto fraco. Se existem ótimos talentos nos demais setores, a zaga carece de qualidade.  Muito por isso, Sampaoli escala o chile com 3 zagueiros. Outro detalhe crucial do Chile é a altura de seus jogadores. Com a menor média de altura entre as 32 seleções da Copa, o Chile pode ser preza fácil para as bolas paradas do Brasil buscando Fred, Thiago Silva e David Luiz. 

 Olho Neles!



Alexis Sanches. Foto: Zimbio.com
Alexis Sanchez: atacante do Barcelona é o principal nome do Chile. Dribles,Velocidade, boa movimentação, assistências e gols É o jogador capaz de desequilibrar o jogo. Costuma distribuir  o jogo mais pelo meio, acionando Vargas ou Vidal, e se deslocar para a direita. 



  




Arturo Vidal. Foto: Supersport.com
Arturo VidalMeio-Campo da Juventus, de muita técnica e que joga sempre com muita determinação. É o principal articulador de jogadas do Chile e ainda aparece na área para concluir. É quase um 3° atacante da equipe.









Tática: 

 
A tendência é que Jorge Sampaoli adote uma defesa mais compacta, desta forma optará por 3 zagueiros, dando mais liberdade para Isla e Mena avançarem. Nessa composição, Vidal assume a criação, com Alexis Sánchez e Vargas no contra-ataque. Diaz é o volante que fica mais na contenção, enquanto Aranguiz sai mais para o jogo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário