segunda-feira, 18 de junho de 2012

São Gonçalo Esporte Clube empata com Villa Rio e se complica na Série C do Carioca


Equipe gonçalense dominou as ações do jogo, mas não conseguiu o resultado positivo.

Por José Renato Velasco

Torcida gonçalense mais uma vez apoiou o time
Vencer ou vencer. Com a necessidade da vitória para melhorar sua situação no Grupo J da Série C do Carioca, o São Gonçalo Esporte Clube entrou em campo sem poder pensar em outro resultado. Porém, a boa equipe do Villa Rio nada tinha a ver com a história e dificultou as pretensões dos gonçalenses, conseguindo um valioso empate de 1 x 1. Fabiano abriu o placar para o Villa Rio e Marcos Vinícius empatou para o SGEC, já no final da segunda etapa. Agora o time ocupa a terceira colocação do grupo com 4 pontos e tem a obrigação de vencer seus dois próximos compromissos para conseguir a classificação.
 O técnico Leo Mello não pode contar com o meia Vitor Torres, destaque da partida contra o América-TR, nem com o zagueiro Felipe, expulsos no duelo da última quinta-feira contra o Grêmio Mangaratibense. Em seus lugares, entraram Roberto Brum, retornando de lesão, e o zagueiro Deo. A tarefa não seria fácil, levando-se em consideração que a equipe da Zona Oeste vinha de três vitórias seguidas e apresentando um futebol de qualidade nesta fase da competição.
O jogo começou truncado e com a equipe de São Gonçalo tentando o gol desde os primeiros minutos. Aos 7 minutos, em jogada ensaiada, a bola sobrou para o zagueiro Deo dentro da área, que chutou para boa defesa do goleiro Lucas. O SGEC dominava as ações, Roberto Brum regia o time e se apresentava com constância ao ataque. Tanto é que, aos 23 minutos, em jogada trabalhada, Tarcísio chegou a linha de fundo, cruzou, a bola passou por Marcos Vinícius, mas não por Roberto Brum, que chutou de primeira e levou grande perigo a meta do goleiro do Villa Rio.
O que os gonçalenses não esperavam era o fato de Roberto Brum, grande destaque do jogo, sentir uma lesão no tornozelo e sair de campo precocemente, aos 33 minutos. Prata entrou em seu lugar e tentou manter o mesmo ímpeto do titular, mas o bom desempenho do SGEC acabou sofrendo um decréscimo. No entanto, não faltou disposição aos atletas. Aos 40 minutos, em falta pelo lado direito de ataque, Tarcísio cobrou direto para o gol e obrigou o jovem goleiro Lucas a fazer boa defesa e espalmar para escanteio. Um minuto depois, em boa troca de passes entre Tarcísio e Prata, este último fez um bom cruzamento para Marco Brito, que pegou lascado e desperdiçou uma grande chance.  Fim de primeiro tempo, amplo domínio do time da casa.
Como se já não bastassem os desfalques, os gonçalenses voltaram para a segunda etapa com mais uma baixa. Gegê, lateral-direito muito acionado na primeira etapa, sentiu uma indisposição e foi substituído por Gabriel. Algumas informações dão conta de que o jogador já não vinha bem desde a madrugada de domingo, mas houve uma melhora e o mesmo atuou na primeira etapa. Demonstrando prudência, o técnico Leo Melo optou pela alteração e apostou no reserva imediato.
O segundo tempo começou e, logo aos 3 minutos, Fabiano recebeu em profundidade e desperdiçou uma boa chance para a equipe do Villa Rio. A torcida percebia que o momento não era bom para o SGEC e entoou um coro solicitando a entrada do atacante Eduardo.  Houve a resposta da equipe do treinador Leo Mello às investidas do Villa Rio. Aos 15 minutos, Tarcísio efetuou um cruzamento, a zaga rebateu e Guilherme chutou de fora da área, tendo o goleiro Lucas efetuado uma excepcional defesa.
Percebendo que o Villa Rio cadenciava o jogo e aproveitava-se do nervosismo do SGEC para dominar as ações, o técnico Leo atendeu aos pedidos dos torcedores e lançou Eduardo no lugar de Marco Brito. Aos 25 minutos, veio o balde de água fria. Após cobrança de escanteio do Villa Rio, Silvio Luiz saiu mal do gol e a bola sobrou para Fabiano, que não desperdiçou e abriu o placar para os visitantes.
A torcida, embora tenha demonstrado sinais de impaciência, apoiou o time no momento adverso. Os jogadores gonçalenses se lançaram ao ataque em busca do empate, ainda que de maneira desorganizada. Aos 29 minutos, após ótimo lançamento de Guilherme, Eduardo recebeu livre na área, bateu cruzado, mas ninguém chegou para concluir em gol. Quase! O abafa continuou e, aos 35 minutos, o goleiro Lucas foi obrigado a fazer duas grandes defesas, consolidando-se como um dos principais jogadores da partida.
Marcos Vinícius, autor do gol gonçalense
Os últimos cinco minutos de jogo reservaram um alento para o SGEC. Aos 41 minutos, Guilherme chutou de longe, o goleiro Lucas não segurou, Eduardo tentou concluir, mas foi Marcos Vinícius quem aproveitou e estufou as redes. Tudo igual no estádio do Mauá. Houve uma blitz gonçalense nos acréscimos, mas que não foi capaz de alterar o marcador.
Com o resultado, o Villa Rio lidera a chave com 10 pontos, seguido de Grêmio Mangaratibense com 6, São Gonçalo Esporte Clube com 4 e, na lanterna do grupo J, o América-TR com 3.  O SGEC volta a campo no próximo domingo, dia 24, contra o América-TR. Partida decisiva e obrigação de vitória para manter acesa a chama do acesso à Série B do Campeonato Carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário