sábado, 3 de março de 2012

O Fim de uma era


Por Thiago Cruz

Barrichello se despede da F1 após 19 anos
Agora é oficial! Rubens Barrichello correrá na Formula Indy em 2012, com isso encerra-se um ciclo na carreira do piloto, que correu por 19 anos ininterruptos na categoria máxima do automobilismo, a Formula 1. Sem vaga em nenhuma equipe após a confirmação de Bruno Senna na Willians, foi preciso encontrar novos rumos a sua carreira. Agora ele estará na equipe KV Racing e terá o seu amigo pessoal, Tony Kanaan como companheiro,este que foi o grande responsável pela chegada de Rubinho a nova categoria. A Formula Indy é uma chance que Barrichello tem de afastar os estigmas que conquistou após sua irregular passagem na F1.

Barrichello não é o melhor dos pilotos, mas também não é dos piores como alguns o intitulam, o fato é que durante grande parte de sua carreira teve que carregar o fardo de ser o principal piloto brasileiro na Formula 1 após a morte do mito Ayrton Senna. Rubinho não estava preparado para pressão de ser o seu sucessor, provavelmente ninguém estaria. Quando este estreou na F1 em 93 com apenas 21 anos, era apenas uma promessa que corria sem pressão por resultados, já que toda atenção estava voltada para Senna, mas com a morte deste, já no ano seguinte foi elevado a condição de esperança de continuidade dos títulos brasileiros na competição, que já era rotina graças aos seus antecessores Fittipaldi, Piquet e Senna. Barrichello sucumbiu à pressão, os resultados não vieram e o descrédito sobre sua capacidade aumentaram.


Schumacher foi o algoz de Rubinho na Ferrari. O brasileiro
nao queria ser apenas seu coadjuvante
O fracasso na Ferrari o afundou de vez, foi de esperança a chacota, e ele foi muito responsável por isso, pois alimentou uma expectativa irreal aos brasileiros. As poucas vitorias e os fracassos de Barrichello no momento decisivo, fez com que fosse estigmatizado de azarado e perdedor no Brasil .  É inegável a sua importância na hegemonia da Ferrari no inicio do século, além de trabalhar muito bem o carro, fazia muito bem o papel de coadjuvante para o Schumacher ser a estrela. Para o torcedor era pouco e para ele também, aos poucos ele aderiu a alcunha do “coitadinho” que era deixado em segundo plano pela equipe, o que não era verdade, Schumacher tinha história e resultados nas pistas que o credenciava a ter privilégios de ter o melhor carro, ser o 1°piloto e ter a equipe trabalhando em seu favor,  caberia a Barrichello provar que merecia condições iguais, como Senna fez em relação a Prost quando chegou na McLaren, mas Rubinho não o fez.


Após muitas polemicas e cansado de viver sobre a sombra de Schumacher, Rubinho buscou novas oportunidade e em 2009 quando parecia que sua estadia na F1 estava no fim, eis que oportunidade de sua vida cai no seu colo. A recém-criada equipe Brawn GP desenvolve o melhor carro disparado do Grid, e lá não havia determinação de 1° e 2° piloto. Oportunidade de calar todos os críticos e desfazer a imagem construída nos anos de Ferrari. Mas novamente Barrichello fracassou.  Seu companheiro de equipe Jenson Button venceu 6 das 7 primeiras corridas e conquistou o titulo por antecipação, enquanto Rubens conseguiu apenas 2 vitorias no ano e não conseguiu nem mesmo o vice-campeonato de pilotos. Todas as desculpas dadas pelo fracasso na Ferrari caíram por Terra, quando com todas as condições favoráveis ele não conseguiu ser campeão na Brawn GP, e assim decepcionou a todos que ainda acreditavam nele. Foi sua ultima chance. 

Barrichello nao estava preparado para pressão de substituir Senna
Com participações discretas na Willians nos anos seguintes, Barrichello pôs fim a sua historia na F1. Seus 19 anos na categoria tiveram pontos altos a sua emocionante 1° vitoria, na Alemanha, quando venceu após largar entre os últimos e correr na chuva com pneus para pista seca, e o vice-campeonato de 2004 quando marcou 114 pontos, quantidade suficiente para ser campeão na maioria das temporadas anteriores. Como momentos negativos destacam-se o GP dos EUA, quando acatou as ordens do boxe e deixou Schumacher ultrapassa-lo quase na linha de chegada, o grave acidente em Imola, no mesmo fim de semana da morte de Ayrton e é claro a constrangedora “sambadinha” feita no pódio em suas vitorias.


Rubinho posa com o seu antigo carro na Ferrari.
Sua carreira na F1 se encerra com 325 corridas, um recorde de participações, e ainda 11 vitórias, 14 pole positions e 68 pódios. Nestes 19 anos na categoria, acumulou fortuna, respeito dos que cercam o mundo automobilístico e um prestigio internacional inversamente proporcional á rejeição adquirida no seu país. Rubinho não ficará marcado na historia do automobilismo, logo seu único recorde será quebrado por seu algoz Michael Schumacher, os objetivos esperados quando iniciou sua trajetória, não foram alcançados, mas ele não merece carregar o estigma de azarado e perdedor por não ter sido aquilo que dele se esperava. Seus resultados o colocam como o 4º melhor brasileiro na historia da F1, e isso é uma conquista admirável, visto que os que estão a sua frente são gênios do automobilismo, os já citados Senna, Piquet e Fittipaldi.


Apesar de uma expressiva carreira, lhe ficou uma lacuna na F1: o titulo, mas são poucos os que conseguem preenche-la. Acabou se retirando pela porta dos fundos, forçado pela ausência de propostas, mas merecia sair pela porta da frente pelo exemplo de persistência que deixou.  Apesar de todos os percalços, ao olhar sua historia na categoria Rubens Barrichello pode orgulhar-se, olhar para trás e dizer que valeu.

2 comentários:

  1. Tchau rubinho e ja vai tarde! E poderia levar junto o Massa. Saudade do tempo que o brasil tinha pilotos de verdade.

    Daniel Guedes

    ResponderExcluir
  2. Rubens Barrichello foi fundamental no desenvolvimento do automobilismo no Brasil. Os apaixonados pelo mundo motor desta geração,como eu, conhecem bem o valor dele para o desenvolvimento, investimento, preparação dos nossos jovens pilotos. Pilotos estes, que farão historia. Acredito no sucesso do Rubinho na F1, Indy, Stock Car ou outra categoria, como piloto ou dirigente.
    Boa sorte Barrica!

    Rafael Duran

    ResponderExcluir