domingo, 22 de janeiro de 2012

Técnico do Flamengo, profissão de risco?

Cuca durante coletiva quando era treinador do Flamengo.
Há algum tempo, o Flamengo convive com rotina de excessos de seus dirigentes e elencos. Assim como na educação, o que deixa de ser regrado e passa a ser permissivo tem um preço. E como dizem que tudo no Flamengo custa caro, a crise de 2012 pode estar custando caro demais.

Remontando o ano de 2009, o Flamengo era Campeão Estadual após rever vantagem do adversário coroando o então técnico Cuca com seu primeiro título de expressão.

Meses depois, o time estava em crise. O Flamengo parecia ter desaprendido a jogar o bom futebol que lhe dera o título carioca. Graves acusações entre comissão técnica e jogadores fez o lado pender como se sabe. Cuca deixa a Gávea e Andrade é chamado a assumir o papel - que há alguns anos antes era de Carlinhos - de "apagar mais um incêndio".

Andrade durante treinamento quando treinador do Flamengo.
Andrade chega, o time cresce na competição - ao mesmo tempo que outros patinam - e na última rodada, contra um elenco reserva do Grêmio, o Flamengo se sagra Campeão Brasileiro. Adriano e Petkovic são aclamados assim como o novo técnico. 

Meses depois, já em 2010, o time não engrena. 'Pet' insatisfeito com o isolamento sofrido no clube. Adriano sendo manchete em paginas policiais. Elenco rachado? Talvez.

O que passa a acontecer é o que se repete desde 2011. Em vez de o Mandatário do Clube se posicionar frente aos acontecimentos de forma enérgica e pontual, este se omite.  Nova crise explode. Novo técnico, mesmo elenco, mesma diretoria.

Luxemburgo orienta Ronaldinho durante treino tático.
Em 2011, Ronaldinho Gaúcho volta ao Brasil e "escolhe"o Flamengo para atuar. Após um Estadual arrastado, o Flamengo se sagra campeão novamente, mesmo sem convencer e encantar. A crise trazida de 2010 parece ter sido superada. Até que em 2012 volta à cena.

Após atuações apagadas que quase retiraram o Flamengo da classificação para a Libertadores, o planejamento do clube é questionado. E - diante disto - as atuações de Ronaldinho também devido aos excessos fora de campo.

Luxemburgo, ao mesmo tempo que chama a responsabilidade para si, divide a mesma com as principais estrelas do time. 'R10' passa a ser cobrado pelo o que não produz em campo. O time começa a ser desfigurado pois o Flamengo - em atraso salarial - foca apenas na permanência de Ronaldinho Gaúcho. Tiago Neves deixa o clube, assim como o zagueiro Alex Silva. O Flamengo luta para encontrar novas peças de reposição no mercado enquanto a nova crise aparece ou aumenta: Ronaldinho teria dito que 'ou ele ou Wanderley'.

Mas porque desta atitude? Não seria normal um comandante e um dirigente cobrar postura e comprometimento de um profissional comprado a peso de ouro?

Entretanto, o que se desenha é o mesmo de sempre. Mas uma troca de comando técnico. Mas uma vez,  o elenco vem vencendo a batalha sem convencer a predileção com títulos e boas atuações. Sendo o Brasil o país do futebol, ainda não é o da gestão específica do mesmo.


Estudante de Jornalismo para o Aliança Esportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário