quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ginástica Olímpica e Autismo

Inclusão Social através do Esporte

Por José Renato Velasco

    O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, afeta a capacidade de comunicação e também o comportamento. Existe uma gama de sintomas que o caracterizam, mas o assunto da matéria não será sobre os termos técnicos ou alusões que, em diversas ocasiões, estigmatizam o autista. A intenção maior é valorizá-los enquanto seres humanos, compreender sua forma de ser e, assim, fomentar a inclusão social, respeito e admiração. Antes de prosseguir, convido o amigo leitor a assistir esta reportagem, exibida pelo Esporte Espetacular há alguns meses, pelo repórter Régis Rosing:

   É impossível  assistir o vídeo e não acreditar na potencialidade do ser humano,na capacidade de superação e esperança na conquista. Crianças, tratadas simplesmente como crianças, sem rótulos ou qualquer diferenciação,  conquistam o topo do pódio. Mostram que, ainda que haja qualquer disfunção, são capazes de amar, sentir e transmitir afeição quando estimuladas. O professor de Educação Física, Rodrigo Brivio, entrevistado do próximo domingo (28/08/2011) no Programa Aliança Esportiva, trabalha com crianças autistas em academia localizada na Barra da Tijuca e demonstra que, com muito trabalho, perseverança e amor, sendo este o mais importante e essencial no desenvolvimento da atividade, consegue alcançar o inimaginável para os céticos. Demonstra que o esporte,quando trabalhado de forma recreativa, pode ser terapêutico:
- É difícil conseguir do autista um afeto, um abraço. Conquistar isso não tem preço - declarou Rodrigo Brivio
     A equipe do Programa traz para você ouvinte uma entrevista exclusiva com o professor Rodrigo Brivio, domingo a partir das 19:00. Basta você acessar o site http://www.radioaliancafm.com.br/ e clicar em ouça ao vivo. Enquanto isso, curta o convite do profissional para a sua participação:

Entrevista com o professor Rodrigo Brivio

Excelente bate-papo.

Espaço onde tudo acontece!!!
Devido ao sucesso da Promoção Camisa Gol Inesquecível do último Programa, tornaremos a fazê-la domingo dia 28/08/2011. Você tem mais uma chance de levar para casa uma camisa comemorativa do gol de um ídolo do seu clube de coração. Fiquem ligados!!! Apresento os modelos que serão sorteados. É importante salientar que apenas uma destas será sorteada, ou seja, haverá apenas um contemplado, devendo este escolher a do seu clube de coração. Basta ligar para o telefone 26041553, deixar seu nome e concorrer!

Gol do Juninho pela Libertadores de 1998

Gol do Nunes em 1981

Gol do Romerito em 1984

Gol do Tulio em 1995

Gostou da postagem? Mande-nos um e-mail: a-esportiva@bol.com.br
Adicione o facebook do programa: Programa Aliança Esportiva


Um comentário: