terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Tite e Corinthians, uma relação de sucesso.

Técnico Tite e os segredos que fizeram do Corinthians campeão mundial.

Por José Renato Velasco

Tite em palestra do Footecon. Foto: Thiago Cruz
As principais conquistas e glórias da história do Corinthians têm em Tite uma importante figura de determinação, foco e crescimento. Foi com o treinador que a equipe paulista conquistou inúmeros títulos, entre os quais devem ser destacados o Brasileiro-2011, Libertadores-2012, sendo coroado com o Mundial de Clubes do mesmo ano.

O treinador também participou do Footecon e ministrou a palestra “Corinthians campeão mundial: como preparar uma equipe para competições de alto nível”. Nesta, dividiu o sucesso do time que dirigiu em algumas fases, apontando-as como evolução, maturação, confirmação, coroação e reconhecimento. Refere que o momento de evolução se deu com o vice-campeonato paulista de 2011, após uma drástica eliminação na fase pré-Libertadores para o Tolima, no início do mesmo ano. A maturação se deu com o título Brasileiro de 2011. Já a confirmação e coroação chegaram com os títulos da Libertadores e Mundial, ambos em 2012.

Técnico campeão está no mercado. Foto: Thiago Cruz
Destacou que os segredos que favoreceram a rápida ascensão do Corinthians nas últimas temporadas foram a intensidade de trabalho, o nível de concentração alto, a união do elenco, a ausência de vaidades e divisão de atribuições entre jogadores, comissão técnica e direção. Aproveitou e elogiou o trabalho do diretor executivo do clube, Edu Gaspar, mencionando que seu bom relacionamento com o grupo, assim como dedicação em estabelecer um link favorável com a presidência, foram extremamente favoráveis para a concretização dos objetivos.

Tite foi humilde em reconhecer que todos os funcionários do Corinthians foram responsáveis pela conquista, ressaltando que qualquer sucesso está atrelado a engrenagem das peças que fazem parte de uma instituição. Por fim, após mencionar seus estudos táticos e técnicos sobre a equipe que dirigiu, apresentou uma carta escrita por David Luiz, zagueiro vice-campeão mundial pelo Chelsea, transmitindo o reconhecimento esperado e demonstrando que o tempo de trabalho a frente do Coringão valeu a pena. Avante, Tite!


 “Tite, é com grande prazer que venho aqui te parabenizar por este título, não tive a oportunidade de te encontrar depois do jogo para te dizer isto. Seu time exalava união, e isto não é para todos. O que me conforta é que, apesar de não ter vencido, o título ficou em boas mãos. Vocês merecem”.      (David Luiz – zagueiro vice-campeão mundial pelo Chelsea em 2013)

O treinador desligou-se do Corinthians com o fim do Campeonato Brasileiro e agora está a disposição para negociar com outros clubes. No entanto, o treinador declarou que precisará de férias com a família antes de decidir seu futuro.

Acompanhem os detalhes do Footecon no Programa Aliança Esportiva do próximo domingo (15).

Acessem a fanpage do Aliança Esportiva e esteja por dentro das informações esportivas:


Em sintonia com o esporte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário